sexta-feira, 14 de maio de 2010

Jacareí: Geografia e História


Exibir mapa ampliado

Geografia

• Área total do município: 463 km³
• População: 212.824 hab.
• Densidade: 4,13 hab/ha.
• Área de zona rural: 370 km²
• Área de zona urbana: 62 km²
• Rios e represas: 31 km²

A cidade é banhada pelos rios Comprido, Paraíba do Sul, Turi e Parateí. O relevo é irregular, formado por morros, colinas e várzeas entre elevações da Serra da Mantiqueira. O clima da cidade é tropical de altitude. Com média de 15ºC, julho é o mês mais frio, e fevereiro, com média de 23ºC, o mais quente.

Distâncias
São José dos Campos: 11 km
São Paulo: 72 km
Campos do Jordão: 82 km
Campinas: 136 km 
Rio de Janeiro: 354 km

Limites: Ao Norte - São José dos Campos; Ao Sul - Santa Branca e Guararema; A leste - Jambeiro e Santa Branca; A Oeste: Igaratá, Santa Isabel e Guararema

História

Segundo a tradição, em terras que pertenciam a Mogi das Cruzes, Jacareí foi fundada por Antônio Afonso e seus filhos Francisco, Estevão, Bartolomeu e Antonio, que criaram uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição; esta deu origem ao nome do até então arraial: Nossa Senhora da Conceição da Parahyba (devido sua proximidade ao Rio). Porém, pesquisas recentes feitas pelo historiador Dr. Benedicto Sérgio Lencioni, revelam que a fundação de Jacareí foi feita por um grupo de moradores da região, liderados por Diogo Fontes.

Em 1653, o local foi elevado à condição de Vila e desmembrado da antiga Vila de Mogi das Cruzes. Em 27 de outubro de 1700, foi alterado o nome da então Villa de Nossa Senhora da Conceição Parahyba para Villa da Parahyba, que tornou-se cidade em 3 de abril de 1849.

Durante o século XVII e até fins do século XVIII, Jacareí servia de passagem para as Minas Gerais, onde se intensificavam as buscas por ouro, e vivia praticamente em função do comércio que abastecia aqueles que se dirigiam à região de mineração. A partir do início do século XIX, o plantio do café se tornou fonte de riqueza para os grandes proprietários de terra. Em 1876, inaugurou-se a Estação Ferroviária.

O crescimento industrial da cidade teve início com a construção da Rodovia SP–66, no ano de 1928. A região se transformou em extensão do bairro fabril de São Paulo com o início da 2ª Guerra Mundial, em 1940. A modernização das indústrias localizadas na região, voltadas principalmente para produção de bens intermediários e equipamentos, se intensificou com a construção da rodovia Presidente Dutra (BR-116), em 1952.

Atualmente, as empresas localizadas na cidade são bem diversificadas e possuem modelos econômicos atualizados, que permitem a facilidade de exportação e atendimento da demanda do mercado interno.

Não se sabe ao certo a origem do nome "Jacareí", mas de acordo com documentos dos arquivos municipais, há muito tempo havia um grande número de jacarés nas lagoas e no Rio Paraíba do Sul e, no idioma tupi-guarani, Jacareí significa “rio dos jacarés”.

Por Luana Rocha de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário