quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cruzeiro: Geografia e História


Exibir mapa ampliado

Geografia

Localização geográfica do município é de certa forma privilegiada, dado que num raio de 200 km localizam-se cerca de 40 milhões de pessoas, município, situado aos pés da Serra da Mantiqueira possui uma altitude de 517 m, enquanto as montanhas ao norte apresentam elevações chegando a quase 2.800m. Assim na área próxima a rodovia Presidente Dutra o relevo predominante é o do mar de morros, com grandes e imponentes montanhas escarpadas na divisa com o estado de Minas Gerais Nesta divisa encontra-se a Garganta do Embaú, ponto mais baixo para a travessia da Serra da Mantiqueira veste a dezenas de quilômetros, através da Via Dutra.

Os municípios limítrofes são Lavrinhas, Silveiras Cachoeira Paulista, Piquete Passa-Quatro e Marmelópolis.

Distâncias:
• Campos do Jordão- 101 km
• Caxambu- 98 km
• Rio de Janeiro- 213 km
• São José dos Campos- 120 km
• São Paulo- 210 km

História

Cruzeiro é um município do estado de São Paulo, no cone leste paulista ou alto vale do Paraíba fundada em 2 de outubro de 1901 A cidade possui uma história diferente das demais cidades da região, visto que, enquanto o Vale do Paraíba desenvolveu-se através dos ciclos do ouro e do café e suas cidades cresceram em sociedades rurais, Cruzeiro desenvolveu-se através do advento da ferrovia Cruzeiro nasceu da ferrovia que ligava três estados (São Paulo.Minas Gerais e Rio de Janeiro) e fundamentou-se, desde o seu surgimento, em uma sociedade urbana. 

Esse fato fez com que a cidade herdasse um patrimônio cultural único, que representa um diferencial em relação as demais cidades Vale paraibanas, representado pelas sedes de fazendas, pelas construções urbanas e relativas à ferrovia, pelo patrimônio religioso, pelas manifestações folclóricas e outros bens. Um importante marco histórico do município, foi a de ser o último município a se render na Revolução Constitucionalista de 1932 , onde foi assinado o seu armistício na atual escola Arnolfo Azevedo. Este município era importante, pois estava na divisa com o estado mineiro, divisa esta que era marcada pelo Túnel da Mantiqueira, onde foram travadas importantes batalhas entre as tropas federais e constitucionalistas.

Por Bruna Natália e Iracema Alvarenga

Nenhum comentário:

Postar um comentário