sexta-feira, 14 de maio de 2010

Potim: Geografia e História


Exibir mapa ampliado

Geografia

Potim é um município brasileiro do estado de São Paulo, na microrregião de Guaratinguetá. “Localiza-se a uma latitude 22º50’34” sul e a uma longitude 45º15’05” oeste, estando a uma altitude de 535 metros.

Aniversário 19 de maio
Fundação 30 de dezembro de 1991

Mesorregião Vale do Paraíba Paulista
Microrregião Guaratinguetá
Região metropolitana
Características geográficas
Densidade 368,5 hab./km²
Altitude 535 metros

Os municípios limítrofes são Guaratinguetá a norte, Aparecida a sudeste, Roseira a sul e Pindamonhangaba a oeste.

Demografia (Dados do Censo - 2000)

População Total: 13.605

Urbana: 12.967
Rural: 638
Densidade demográfica (hab./km²): 305,04

Expectativa de vida (anos): 70,64

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,61

Taxa de Alfabetização: 91,70%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,758

IDH-M Renda: 0,642
IDH-M Longevidade: 0,761
IDH-M Educação: 0,870
(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia
Rio Paraiba do Sul

Rodovias
BR-116 / SP-62


História

O povoamento desenvolveu-se lentamente. Tornou-se uma vila de pescadores e de trabalhadores rurais. Na época da independência do Brasil, o bairro foi o maior produtor de café de Guaratinguetá.

Neste período, além do café, produzia-se ainda açúcar, rapadura, milho, feijão e a famosa farinha de mandioca.

Em mil novecentos foi inaugurada a ponte ligando Potim a Aparecida, construída com madeira da antiga ponte do Pedregulho, em Guaratinguetá, que havia sido substituída pela ponte metálica, ainda no século anterior. O construtor e proprietário da ponte foi Francisco José de Castro e custou perto de mil conto de réis, que depois de um tempo foi levada pela correnteza do Rio Paraíba e no local foi introduzida uma balsa para a travessia do rio, nos idos de mil novecentos e quatorze.

Somente no ano de mil novecentos e sessenta e seis, o então Governador do Estado, Ademar de Barros Filho, inaugurou a ponte de concreto armado, que perdura até hoje, porém possui limitação de tráfego.

Posteriormente foi inaugurada pelo governador de estado Engenheiro Mário Covas, a nova ponte de concreto armado, paralela à anterior, 300 metros a jusante, porém mais moderna e que foi denominada "Ministro Roberto Cardoso Alves", ligando Potim à cidade de Aparecida, acesso principal, porta de entrada da cidade, pois não há uma entrada direta no município através de uma rodovia.

Emancipação - No dia 23 de dezembro de 1981 foi criado o Distrito de Potim, pela Lei 3.198. Comissão Emancipadora: Em março de 1988, uma comissão de pessoas interessadas no desenvolvimento do Distrito, que pouca atenção recebia dos dirigentes do Município de Guaratinguetá, recolheu cem assinaturas de eleitores inscritos na Circunscrição Eleitoral do Distrito de Potim e com o grande apoio dos atuais Prefeito e Vice-Prefeito, juntaram a documentação necessária e encaminharam à Assembléia Legislativa do estado de São Paulo uma solicitação de Emancipação Política e Administrativa, que foi recebida e protocolada pelo então Presidente da Assembléia.

Após os trâmites legais, foi o processo emancipatório aprovado pela Assembléia Legislativa do estado e o Egrégio Tribunal Regional Eleitoral designou a data de dezenove de maio de mil novecentos e noventa e um para a realização da consulta plebiscitária.

O Plebiscito foi concretizado com o seguinte resultado:

Total de eleitores votantes - 3822
Sim - 2467
Não - 91
Nulos - 27
Não compareceram - 1216

Município de Potim - No dia trinta de dezembro de mil novecentos e noventa e um, o Governador do estado de São Paulo, Luiz Antonio Fleury Filho, sancionou a Lei n.º 7664/91, que oficializou legalmente a emancipação do antigo Distrito de Potim do Município de Guaratinguetá.

Por Suzana Raquel Pereira Ramos e Vanessa Fernandes Caldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário