sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cachoeira Paulista: Geografia e História


Exibir mapa ampliado

Geografia

Cachoeira Paulista é um município do estado de São Paulo localizado no Vale do Paraíba entre as Serras da Mantiqueira e Bocaína. Possui uma distância 210 km de São Paulo e 212 km do Rio de Janeiro. A principal rodovia para seu acesso é a Presidente Dutra (BR 116).

Os municípios limítrofes são Cruzeiro a norte, Silveiras a leste, Lorena a sul e oeste, Canas a sudoeste, entre Cachoeira e Lorena, e Piquete a noroeste.

Dados Principais:
Latitude: 22º39’54” sul
Longitude: 45º00'34" oeste
Altitude: 520 metros
Área: 288 km²
Densidade Demográfica: 94,51 hab/km²

Temperatura: 27,6º C

Clima: Tropical, com inverno seco.

Topografia: 30% de sua área é plana e suave, sendo o restante ondulada, fazendo parte do complexo da Serra do Mar

Total População:

Habitantes: 29.707

Homens: 3.495

Mulheres: 13.706

Rural: 5.530


História

Cachoeira Paulista foi fundada em 1780 por Manoel da Silva, em seus primeiros anos de vila foi considerada tranqüila e o principal fazia a ligação ao ponto de troca das tropas que iam para Minas Gerais.

Seu principal marco histórico foi à construção de uma capelinha por Sebastiana e outros devotos em homenagem ao Senhor Bom Jesus em 1780. Em 29 de Março de 1876 tornou-se freguesia com o nome de Santo Antonio da Cachoeira. Em 09 de Março de 1880 mudou o nome para Santo Antonio da Bocaína. Em 15 de Maio de 1895 foi considerada cidade. Em 30 de Novembro de 1944 passou a ser chamar-se Valparaíba e finalmente em 24 de Dezembro de 1948 recebe definitivamente o nome de Cachoeira Paulista.

As primeiras edificações da cidade eram precárias e miseráveis como as choupanas de sertanejos bem pobres na sua maioria pescadores. No final do século XIX o pequeno município começou a se desenvolver acelerando a instalação da Estrada de Ferro D. Pedro que providenciou grande transformação na cidade. Durante essa época sua população era em média de 2500 habitantes.

Cachoeira Paulista possuía dois grandes jornais locais, o Eco Municipal e a Gazeta da Bocaína, além de dois grandes hotéis e um teatro municipal que recebia grandes espetáculos naquela época.

Os momentos históricos mais importantes de Cachoeira Paulista ocorreram em 1932, durante a Revolução Constitucionalista. O município se tornou uma praça de guerra com grande concentração das forças do exercito e o Estado de São Paulo. Após a Revolução de 32 a cidade continuou seu crescimento com a introdução da agricultura no comercio local e a industrialização.

A cidade hoje é considerada turística devido ao ecoturismo e o religioso. Os turistas de todo Brasil são atraídos para conhecer a igreja de Santa Cabeça e a Canção Nova que recebe em média por ano mais de um milhão de turistas. Foi recentemente escolhida para receber o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE).

Significado do Nome
A cidade tem origem desse nome devido ser cortada pelo Rio Paraíba e por possuir inúmeras cachoeiras. É de uma natureza bela e única que se expressa através de suas águas.
Antes de se chamar Cachoeira Paulista, a cidade teve sete nomes: Porto da Cachoeira, Arraial do Porto da Cachoeira, Porto da Cachoeira, Vila de Santo Antônio da Bocaína, Vila de Santo da Cachoeira, Vila da Bocaína, e Valparaíba.

Por Camila Cristina e Ellen Christine

Nenhum comentário:

Postar um comentário