quinta-feira, 13 de maio de 2010

São José dos Campos: Geografia e História


Exibir mapa ampliado

Geografia 

• Área total: 1.099,60 km² (por volta de 425 milhas)
• área urbana: 298,99 km² (27,19%)
• área urbana de expansão (leste): 45,04 km² (4,09%)
• área urbana de expansão (oeste): 81,18 km² (7,38%)
• área rural: 673,39 km² (61,23%) 

São José dos Campos esta localizada no entorno da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), e sua aglomeração urbana, com cidade vizinha, já passa de 820 mil de habitantes. Na Assembleia Legislativa de São Paulo existem propostas para a criação da região metropolitana do Vale do Paraíba.

Unidade Federativa: São Paulo
Mesorregião: Vale do Paraiba
Microregião: São José dos Campos
Municípios Limitrófes Norte: Camanducaia, Sapucai-Mirim
Sul: Jacarei, Jambeiro
Leste: Monteiro Lobato, Caçapava
Oeste: Igarata, Joanópolis, Piaracaia
Distância até a capital: 91 km.
Area: 1.100 km
População: 615.871 hab.
Densidade: 553,8 hab/km
Altitude: 600 m
Clima: Tropical de altitude
Topografia: Montanhosa, com colinas ao norte que variam de 660 a 975 metros, denominadas "mar de morros"; terraços e colinas tubulares, onde encontra-se a parte urbana da cidade; as serras do Planalto Atlântico, cujas altitudes atingem 800 metros, além das regiões alpinas, compostas por morros, serras e picos, com altitudes que variam de 619 a 2.082 metros, figurando entre os 32 pontos mais altos do país.
Meio ambiente

O Parque Municipal Roberto Burle Marx (conhecido como parque da cidade) tem uma área de 516 mil metros quadrados, contando com boa infraestrutura ligada ao esporte e frequentado principalmente para a realização de caminhada, conta com dois lagos e alguns animais nativos da região como a capivara, foi a residencia da família Gomes

O cartão postal de São José dos Campos, o Banhado, tem uma área de proteção ambiental de 4,32 milhões de metros quadrados em frente ao centro da cidade, no momento a favela localizada no local esta congelada e existem a atividade agrícola vem diminuindo, embora ainda este local seja conhecido pelo tráfico de drogasA Reserva Ecológica Augusto Ruschi, com dois milhões e meio de metros quadrados, fora do perímetro urbano, é uma Área de Proteção Ambiental de espécies nativas.

São Francisco Xavier, distrito do município, tem a metade de sua área (que é de 322 quilômetros quadrados) definida como Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira.

O Parque Santos Dumont abriga duas Escolas de Educação Infantil, playground, jardim japonês, lago com criação de peixes, criação de aves, quiosques com churrasqueiras, pista para cooper, pista de skate, quadra poliesportiva e aparelhos para ginástica. Nos jardins bem cuidados encontram-se em exposição um avião Bandeirantes, sondas fabricadas pelo INPE, assim como uma réplica em aço escovado do avião 14 Bis. Está prevista, para breve, a construção de uma réplica da "Casa Encantada", seguindo o projeto original daquela erguida por Alberto Santos Dumont no município de Petrópolis. A proposta é transformar a bela área verde em parque temático, em homenagem ao pai da aviação. O Parque tem cerca de 46 mil m².

Clima: O clima é úmido e tropical de altitude. As chuvas abundantes vão de novembro a março, correspondendo a 72% do volume anual, ficando os 28% restantes entre maio e outubro. A umidade relativa média anual é de 76%. As massas de ar tropical predominam durante 50% do ano, seguidas pelas de ar frio.
A temperatura média anual gira em torno dos 21°C, sendo o mês mais frio julho (Média de 15°C) e o mais quente fevereiro (Média de 23°C).

Subdivisões: Distritos de São José dos Campos.
O município é composto por três distritos: São José dos Campos, Eugênio de Melo e São Francisco Xavier criado em 1892. O último é conhecido pelos locais naturais e pelo ecoturismo.
O município de São José dos Campos é dividido em cinco zonas administrativas: Centro, Norte (Santana, Alto da Ponte, Jardim Telespark, Vila Paiva, Buquirinha, Altos de Santana), Sul (Vila São Bento, Parque Industrial, Jardim Satélite, Jardim Morumbi, Residencial União, Dom Pedro I e II, Campo dos Alemães, Bosque dos Eucaliptos, Jardim Portugal, Capuava, Jardim Torrão de Ouro, Parque Interlagos, Jardim São Judas Tadeu, Putim) , Leste (Vila Industrial, Vista Verde, Vila Tesouro , Novo Horizonte , Nova Esperança , Galo Branco , Campos de São José , Santa Inês, Pararangaba) e Oeste (Urbanova, Aquarius, Vale dos Pinheiros, Jardim das Indústrias, Limoeiro).
Possui dois distritos administrativos: São Francisco Xavier e Eugênio de Melo.

História

A data mais remota documentando a origem de São José dos Campos é 1643. Terras que situadas em magnífica planície num lugar conhecido como Rio Comprido passaram a ser chamadas de Aldeia de São José do Paraíba.

Padre Manoel de Leão, um dos maiores jesuítas da Companhia de Jesus, foi responsável pela organização urbana do local, sendo ele administrador da Fazenda São José dos Jesuítas. A Fazenda foi classificada como Aldeia e promovida a Vila de São José do Paraíba em 27 de Julho de 1767, depois de uma mudança na localização, mas não foi um fator determinante para o seu progresso, que por muitos anos manteve as características de vila, com predominância do setor rural. Outro fator que dificultada o desenvolvimento era o fato da Estrada Real passar fora de seus domínios.

São José passou por duas fases distintas a partir de 1871: o desenvolvimento agrícola, principalmente com a cultura do café, que se destacou até 1930, e a criação da estância climática. Por volta do século XIX, a Vila de São José do Paraíba demonstrava com esse desenvolvimento, sinais de crescimento econômico.A produção de algodão também teve seu destaque em São José, por volta de 1864, mesma época em que a vila se tornava cidade, sendo denominada São José dos Campos em 1871.

Em 1935 o município foi transformado em Estância Hidromineral para o tratamento de tuberculose pulmonar. Mas, ao final do anos 40, começaram a chegada das indústrias na cidade, reduzindo a procura de tratamento sanatorial. Porém, inicia-se a fase científico-tecnológica da cidade com a instalação do Centro Técnico de Aeronáutica, o CTA, em 1950, e a inauguração da Rodovia Presidente Dutra, cortando a cidade em sua região central, o que colaborou muito para o grande desenvolvimento da região.

Por Cristiano Alex Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário