segunda-feira, 10 de maio de 2010

Caçapava: Geografia e História


Exibir mapa ampliado

Geografia

CAÇAPAVA é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na microrregião de São José dos Campos. Localiza-se a uma latitude 23º06'03" sul e a uma longitude 45º42'25" oeste, estando a uma altitude de 560 metros. Sua população estimada em 2004 era de 81.298 habitantes. Possui uma área de 369,90 km². A densidade demográfica é de 219,78 hab/km².
Caçapava fica no Vale do Paraíba, entre as Serras do Mar e Mantiqueira. Os municípios limítrofes são Taubaté a nordeste, Redenção da Serra a sudeste, Jambeiro a sul, São José dos Campos a sudoeste e Monteiro Lobato a noroeste.
Tropical de altitude, com verões quentes e invernos secos. Durante o mês mais quente do ano a temperatura média é de 27,8°C e durante o mês mais frio a temperatura média é de 16,3°C.[carece de fontes?]
Caçapava é ondulada na parte alta e plana na várzea do município e chegando a íngreme nas alturas da Serra do Mar e da Mantiqueira.

História

O nome do município origina-se da língua Tupi e significa, (caá = mata + açapaba = travessia), onde se pode dizer: "a clareira na mata", “a travessia na mata", "a passagem" ou "a picada na mata". Provavelmente o nome foi dado devido a grande fenda natural que existe na Serra do Mar dessa direção que é responsável pelos densos nevoeiros vindos do Atlântico no período de inverno.
Caçapava surgiu em dois diferentes núcleos, distantes cerca de 5 km um do outro. O núcleo mais antigo, que hoje é o bairro de Vila Velha de Caçapava era um vilarejo que cresceu em torno da Capela Nossa Senhora d'Ajuda, construída em 1805 nas terras de uma fazenda pertencente à Jorge Dias Velho e local de pouso do caminho Real que ligava os municípios de São Paulo a Taubaté.
Caçapava Velha (como ficou conhecida a vila hoje em dia) foi elevada ao status de Freguesia em 18 de março de 1813, com o nome Freguesia de Cassapaba. A Caçapava de hoje surgiu em 1842, ano em que foi construída uma capela dedicada a São João Batista. O povoado foi fundado pelo Capitão João Ramos da Silva e tornou-se sede da freguesia, em 3 de maio de 1850 foi elevado à categoria de Vila, tornando-se Município em 8 de abril de 1855.
Depois da época do apogeu do Café à qual seguiu um período de estagnação econômica. A recuperação só ocorreu neste século com o cultivo do arroz e a introdução da pecuária de leite, e acelerou-se na década de 70 com a expansão das atividades industriais no município.

Por Anderson Fidelis e Luiz Alberto Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário