segunda-feira, 10 de maio de 2010

Natividade da Serra: Geografia e História


Exibir mapa ampliado

Geografia

O município está situado na zona fisiográfica do Alto Paraíba, à margem esquerda do rio do Peixe, em uma planície cercada de montanhas, distando 122 km, em linha reta, da capital do estado. É cortado pelo Trópico de Capricórnio no Distrito do Bairro Alto. Localizado na Região Alto Paraíba, confronta com a Serra do Mar, entre o rio Paraitinga e o rio Paraibuna, sendo a sede banhada pelo reservatório implantado pela CESP, na confluência desses rios.

Limite de Munícipio
Redenção da Serra (N), São Luís do Paraitinga (N e L), Ubatuba (SE), Caraguatatuba (S) e Paraibuna (O).
Características Geográficas
Área 832,606 Km² / População 7.674 hab
Densidade 8,8 hab/km² / Altitude 720 m
Clima Subtropical / Fuso Horário UTC-3

Pelo fato de o município apresentar uma vasta extensão territorial, sendo um dos maiores do estado de São Paulo, Natividade da Serra tem grande parte da sua população, cerca de 59% dos habitantes vivendo espalhados pelos bairros da zona rural.

Considerado temperado e agradável com inverno seco. A temperatura pode variar entre 17º e 18°C, tendo uma intensidade de chuvas da ordem de 1.300 a 1.500mm.

Possui cerca de: 80% da sua topografia montanhosa; 15% de topografia ondulada; 5% de topografia plana; 77% de várzeas. Os acidentes geográficos mais importantes são: a Serra do Mar, Cordilheiras do Itambé e Serra Azul.

A vegetação de Natividade da Serra encontra-se na forma de mosaico, composto por áreas de floresta madura, pastagens ou vegetação não-florestal, plantios de Eucalipto e florestas secundárias em diferentes estágios seccionais. A vegetação no Núcleo Santa Virgínia, Área de conservação localizado no interior do Parque Estadual da Serra do Mar em Natividade da Serra e nas áreas de entorno são classificada como: floresta secundária tardia/primária; floresta secundária inicial; reflorestante e agropecuária. A maior parte deste núcleo e área de entorno é coberta por floresta madura, ou seja, floresta sem alteração antrópica recente. A Flora tem sido hoje, utilizada para grupos de pesquisa, fotografias, observação, contemplação e turismo.


História

A cidade de Natividade da Serra foi fundada em 29/05/1853 pelo Coronel José Lopes Figueira de Toledo que tinha uma fazenda (senzala) num bairro próximo chamado das Perobas Município de Paraibuna.
Na tentativa de capturar um escravo foragido de sua fazenda que havia se escondido as margens de um rio rodeado de montanhas, ele se encantou com a beleza do lugar e transferiu sua fazenda para lá, o que mais tarde se transformaria numa vila chamada de Divino Espírito Santo de Nossa Senhora do Rio do Peixe, rio este pertencente a cidade de Paraibuna.
Um ano mais tarde, em 24/04/1858, passou a ser chamada de Nossa Senhora do Rio do Peixe e, com o aumento da população, foram formados outros vilarejos passando a chamar de Natividade.
No início do século XX foram criados planos de iniciar uma Usina hidrelétrica para a cidade com o aproveitamento das corredeiras do Rio Paraitinga. Porém, com o início da guerra mundial em 1914, o projeto foi anulado.
Em 30 de novembro de 1944 a cidade recebeu o nome oficial de Natividade da Serra em homenagem à sua padroeira, bem como à região da serra do mar.
Passados 120 anos de sua existência a cidade teve de ser transferida de lugar para a construção da Usina hidrelétrica de Paraibuna formando a represa da CESP - Companhia Energética de São Paulo.
A construção da referida barragem teve como consequência a inundação da cidade antiga, fato este que culminou com o surgimento da nova Natividade da Serra fundada 13 de agosto de 1973.

Por Jucilene de Andrade e Suzane Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário