segunda-feira, 10 de maio de 2010

Joanópolis: Geografia e História


Exibir mapa ampliado

Geografia

JOANÓPOLIS, município paulista, a 121 Km e aproximadamente 1h45min da capital paulista, entre as regiões de Bragança Paulista e Vale do Paraíba e proxíma a Serra da Mantiqueira. Possui clima e relevo ideal para trilhas, formadas muitas delas pelos bandeirantes, a cidade atrai muitos turistas paulistanos. Considerada estância turística pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados requisitos definidos pela Lei Estadual, garante ao municipio, verba maior, dada pelo estado, para promoção de eventos culturais e de encentivo ao turismo reginal, além de ter o direito de utilizar o titulo de estancia turisca juto ao nome da cidade.

Cercada pelos municipios mineiros de Extrema, Camanducaiaa e Monte Verde, e pela Serra da Mantiqueira, ao norte, Piracaia ao Sul, Distrito de São Francisco Xavier (São José dos Campos) e pelo Vale do Paraíba, a Leste, Vargem e Bragança Paulista, a Oeste. Joanólpois e banhda pelos rios Jaguari e Cachoeira, possui varias trilhas e cachoeiras dentre elas a Cachoeira dos Pretos e Cachoeira Iponina.
Cachoeira dos Pretos
Sua população de 11500 habitantes em sua maioria descendente de Portugueses, Italianos, Espanhóis, Alemães e dos Bandeirantes, possui uma área de 377 Km², sendo 13% (43,81Km²) de Mata Atlantica preservada, possui clima tipico de montanha, por volta de 19C°, tem caracteristicas ideais para pratica de esportes radicais, como o rapel e montanhismo.

História

A história da cidade de Joánopolis começou com a formação do Bairro do Curralinho do Rio Jacareí. Por volta dos anos de 1730 e 1740, começou a se formar um arraial pelos Bandeirantes, devido a sua localização às margens do rio, ficou conhecida pelo nome de Bairro de Jacareí. Com o aumento da população, os moradores da região junto ao curso dos rios Jaguari e Cachoeira, em 1878, neste ano, Anselmo Gonçalves Caparica e Ambrosina Pinto tivera a ideia de construir uma capela que a biga-se os fiéis durante a festa de São João Batista.
Em 13 de março de 1891, o povoado de São João do Curralzinho foi elevado a Distrito de Paz do município de Santo Antonio da Cachoeira (Piracaia) com o nome de São João do Curralinho.
Em 17 de agosto de 1895, foi elevada à categoria de vila com a denominação de São João do Curralinho, desmembrado de Santo Antônio da Cachoeira.
Em 19 de dezembro de 1906 foi elevada a categoria de município, que ganhou o titulo de cidade de Joanópolis (cidade de João, devido ao seu padroeiro São João Batista) em 18 de dezembro de 1917, e em 23 de janeiro de 2001 foi elevada ao nivel de Estância Turística do Estado de São Paulo.

Por Luís Gustavo e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário