sexta-feira, 14 de maio de 2010

Paraibuna: Geografia e História


Exibir mapa ampliado

Geografia

Localização
Paraibuna é um município brasileiro do estado de São Paulo, na microrregião de Paraibuna/Paraitinga. Sua população estimada em 2004 era de 18.096 habitantes. O município de Paraibuna está situado no Alto Paraíba na Escarpa da Serra do Mar.
Os municípios limítrofes são Jambeiro a norte, Redenção da Serra a nordeste, Natividade da Serra a leste, Caraguatatuba a sul, Salesópolis a sudoeste e Santa Branca a oeste.

Hidrografia
O rio Paraíba do Sul forma-se em Paraibuna, com o encontro das águas do Rio Paraitinga E com as do Rio Paraibuna.
Chega da cidade de Cunha, o rio Paraibuna e, da cidade de Areias, o rio Paraitinga que deságua no rio Paraibuna e juntos combinam suas águas para formar o rio Paraíba do Sul, um dos mais importantes da Região Sudeste do Brasil.

Classificação do Município (Quanto à extensão territorial)
4º Lugar – Vale do Paraíba (região serrana e Litoral norte) com 809,8 km² - (1º Cunha, 2º São José dos Campos, 3º Natividade de Serra)
64º Lugar – Estado de São Paulo
Brasil – não divulgado
Fonte: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Demografia
Dados do Censo - 2000
População total: 17.009

Acesso
Rodovia dos Tamoios, km 32 e SP-99

Coordenadas Geográficas
Latitude: 23º23´10” S
Longitude: 45º39´44” W Gr

Distâncias
São José dos Campos – 32 km
São Sebastião – 68 km
São Paulo – 120 km
Ubatuba – 105 km
Caraguatatuba – 48 km

Temperatura
Temperatura máxima anual – 32,35º C
Temperatura mínima anual – 7,5º C
Temperatura média anual – 20,4º C
Precipitação: 1300’a 1500 mm/ano.
*Segundo a classificação de Koppen

Clima
O clima é classificado como mesotérmico com verões brandos e invernos secos. Os ventos no verão vêm de direção norte e no inverno direção sul.
Mês mais chuvoso – Dezembro
Mês mais seco – Agosto
Tipo climático de koppen: CWA

Relevo
Os ponto Culminantes de interesse são:
Cruzeiro – mirante natural, localizado no perímetro urbano onde avista-se a cidade.
Mirante do remédio – localizado no perímetro rural a 20 km do centro da cidade, denominado como bairro do remédio.
Proporciona uma vista parcial de São José dos Campos e mais algumas cidades do vale do paraíba, naturalmente o clima tem que estar bastante favorável para tais observações.

Vocação Turística
Turismo Rural, Ecológico, Náutico, Gastronômico, Histórico e de Aventura.

Outros dados
Densidade demográfica (hab./km²): 21,00
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 15,31
Expectativa de vida (anos): 71,52
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,33
Taxa de alfabetização: 86,66%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,771
IDH-M Renda: 0,692
IDH-M Longevidade: 0,775
IDH-M Educação: 0,846

História

O nome PARAYBUNA é de origem indígena, formado por PARA (água), HYB (rio) e UNA (preta). Logo, a palavra PARAIBUNA significa "Rio de Água Escura". Paraibuna tem suas origens ligadas a bandeirantes, em meados do século XVII alguns homens provenientes de Taubaté e São Paulo desceram o Rio Paraitinga, detendo-se no local onde este rio encontra o Rio Paraibuna, embrenharam-se na mata parando numa clareira, 2 Km adiante. No local, fixaram-se, construindo uma cabana e, em homenagem ao Santo do dia, fizeram uma capela. Era o dia 13 de Junho, dia de SANTO ANTÔNIO. Francisco Campos cita em seu Almanaque de 1909 a data de 13 de Junho de 1666, mas Netto Caldeira, no livro História de Paraibuna, de 1932, afirma que os fatos podem ter ocorrido por volta de 1700.Não existindo documentos conhecidos que esclareçam esta dúvida, foi considerada então a data de 13 de Junho de 1666.

Em pouco tempo, surgiu junto à capela algumas cabanas, pequenas roças e as pessoas foram chegando, dando início a uma povoação já denominada Santo Antônio da Barra de Paraibuna. Assim ficou por dezenas de anos, com poucas pessoas e sendo um ponto de pouso para os passantes que iam e vinham do Litoral Norte, com destino a província de São Paulo.

Somente em 03 de Junho de 1773, o Capitão Geral de São Paulo, D. Luiz Antônio de Souza resolveu, através de uma ordem, determinar que Manoel Antônio de Carvalho fosse para o lugar e assumisse a administração e a direção da povoação. O mesmo documento determinou ainda que os "foros, vadios e vagabundos, sem domicílios certos e sem utilidade para a República fossem habitar as ditas terras de Paraibuna".

A notícia de que os vadios e vagabundos seriam obrigados a se dirigirem para a vila, causou alarme entre os moradores, que conseguiram, em 1775, a revogação da tal ordem com a conseqüente concessão da Carta de Sesmaria. Esta carta pode ser considerada o marco fundador da vila, pois tornava proprietários das terras onde se erguia a cidade de Paraibuna, os senhores: João Simões Tavares, Manuel Garcia Rosa, Manuel Motta e José Pereira. Os quatro sócios receberam "uma légua de terras em quadra" com o direito de fazerem delas o que bem entendessem, respeitando a Lei Foral da Sesmaria.

Mas somente em 1812, no dia 07 de Dezembro, o Príncipe Regente criou por alvará a freguesia de Santo Antônio de Paraibuna, com a construção de uma capela e nomeação de um pároco. A primeira missa foi então celebrada em 13 de Junho de 1815, pelo vigário Padre Modesto Antônio Coelho Neto. Em 10 de Julho de 1832 a freguesia passa à condição de Vila, e, em 1833 é realizada a primeira eleição para a Câmara Municipal.

Devido a fatos políticos, em que pessoas de Paraibuna apoiaram a revolução de 1842, exigindo a república, somente em 30 de Abril de 1857, através da Lei nº 595, o governador elevou Paraibuna a categoria de cidade. Em 30 de Março de 1858, através da Lei nº 16, foi elevada a Comarca. O Aniversário de Paraibunal é comemorado em 13 de junho.

A cidade começa a se desenvolver na metade do século XIX, com a cultura de café. Com a construção das barragens da CESP (Companhia Energética de São Paulo), a cidade busca novas possibilidades, com o uso da represa para várias atividades. E nos dias de hoje, Paraibuna vem buscando novas alternativas para o seu desenvolvimento, principalmente com atividades como o Turismo Rural, Ecológico, Náutico, Gastronômico e Histórico.

Por Alessandra Bustamante e Dianne Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário