sexta-feira, 14 de maio de 2010

Santa Branca: Geografia e História


Exibir mapa ampliado

Geografia

Os pontos principais da Geografia de Santa Branca são:
A sua Extensão é de 275.004 km², e fica situada ha 648 metros de Altitude.

Os municipios que fazem divisa com Santa Branca são: Ao NORTE a cidade de Jacareí, ao NORDESTE a cidade de Jambeiro, a LESTE a cidade de Paraibuna, a SUL a cidade de Salesopólis e a OESTE Guararema.

A Hidrografia é composta pelo Curso Superior do RIO PARAIBA DO SUL e por seus afluentes que passam pela cidade os rios, Putim, Monos, Gomeatinga, Barretos, Das Pedras e Jacaré.

O relevo é Motanhoso e pertence a Serra do Mar.

A população é de 13.881 hab. (IBGE/2009) e a densidade demográfica é 54,6 hab./km².

História

No território onde se localiza Santa Branca atualmente, já havia no período de 1820 moradores. Tais moradores vinham de São Vicente e Santo André, eram portugueses e brasileiros, moravam em cabanas de sapé e utilizavam o Rio Paraíba e afluentes para se dedicar à pesca.

Havia uma família muito poderosa e que obtinha grande parte do território que estava estabelecida ao lado esquerdo do Rio Paraíba a família Brito de Godoy. Com o tempo surgiram ao redor mais habitações, e com isso José Joaquim Nogueira um homem progressista pediu a Domingos Brito de Godoy um trecho de suas terras para servirem de patrimônio da capela que fora construída em homenagem a Santa Branca, da qual era devoto.

Iniciou-se assim a construção do pequeno templo com as doações de José Joaquim Nogueira junto aos sitiantes da região. Com a existência da capela, juntamente com o favorecimento do solo para o cultivo do café, surgiram mais habitantes que construíram várias casas ao redor da elevação, onde fica a igreja Matriz levantada sobre alicerces e paredes de taipa de pilão e a praça municipal da cidade.

Com tudo, o povoado se formava rapidamente e a população solicitou a previsão de elevação da capela ao Bispo Diocesano que a concedeu em 22 de maio de 1832, data essa que marca a fundação e aniversário da cidade.

Por Gabriele Vivian Machado e Laudele Vitória Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário